Visitantes

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PUBLICITY TEXTS (Textos Publicitários)




Os textos publicitários são de alta circulação social e tendem a se tornar mais e mais comuns em virtude das características da sociedade em que vivemos, baseada na produção e no consumo de mercadorias. São textos que atuam justamente no sentido de convencer o público a comprar determinado produto ou, ainda, no sentido de despertar a consciência do público para a destruição do nosso planeta, para problemas sociais, entre outros.

Neste último caso, os textos publicitários procuram "vender" uma idéia, uma forma de conceber as coisas ou, então, buscam estimular os leitores a mudar seu comportamento, suas atitudes. Assim, temos textos publicitários que visam convencer o leitor a parar de fumar, a levar uma vida mais saudável, a conservar o patrimônio cultural de uma cidade, a usar adequadamente o transporte público, etc.

Para realizar a atividade de leitura, análise e produção de um texto publicitário, podemos começar respondendo a algumas perguntas:

· Em que lugares você anunciaria um produto? Por quê?
· O que chama a sua atenção num texto publicitário?
· O que está sendo anunciado?
· Onde o anúncio foi publicado?
· A que público se destina?
· Você acha que um texto como esse atrai a atenção das pessoas?


Com este propósito, nesta unidade trabalharemos com textos publicitários e com músicas internacionais com o objetivo de:
  • Ler, compreender e produzir propagandas e cartazes em inglês, analisando os elementos gráficos, a linguagem, o assunto e a intencionalidade desses gêneros;
  • Ouvir, e praticar a linguagem oral através de músicas internacionais.
  • Ampliar o vocabulário;
  • Traduzir e interpretar letras de músicas;
  • Promover concurso de músicas internacionais entre classes, etc...
Segue abaixo o cronograma das atividades que serão propostas no decorrer desta unidade.

18 a 22/10:
  • Apresentação para turma de vários textos publicitários para análise;
  • Produção em equipe de propagandas em inglês para diferentes públicos ( infantil, adulto feminino, adulto masculino, estudantes, professores, adolescentes e jogadores de futebol). (Valor: 2,0)
25/10 a 05/11:
  • Escolha de uma música internacional por classe para estudo e apresentação no concurso musical;
  • Confecção de cartazes em inglês anunciando o concurso. (Valor: 2,0)
08 a 12/11:
  • Tradução e análise da música escolhida pelos alunos;
  • Ensaio.
16 a 19/11:
  • Estudo do Simple past e o auxiliar Did;
  • Produção de frases afirmativas, interrogativas e negativas no Simple past;
  • Ensaio.
22 a 26/11:
  • Preparativos para o concurso musical (ensaio, arrumação do espaço, convites, etc.)
  • Concurso musical: Competição entre as classes de 7ª e 8ª séries do turno matutino e vespertino. (Valor: 3,0 pontos).
29/11 a 10/12:
  • Revisão do Simple past e dos verbos regulares e irregulares no tempo passado;
  • Exercício de fixação;
  • Avaliação escrita. (Valor: 3,0)

Espero que nosso trabalho seja bastante dinâmico e prazeroso, e que minha proposta contribua para a sua aprendizagem no estudo da Língua Inglesa.
Good luck for you!
Um forte abraço!!
Profª Gilvânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário