Neste último caso, os textos publicitários procuram "vender" uma idéia, uma forma de conceber as coisas ou, então, buscam estimular os leitores a mudar seu comportamento, suas atitudes. Assim, temos textos publicitários que visam convencer o leitor a parar de fumar, a levar uma vida mais saudável, a conservar o patrimônio cultural de uma cidade, a usar adequadamente o transporte público, etc.
Para realizar a atividade de leitura, análise e produção de um texto publicitário, podemos começar respondendo a algumas perguntas:
· Em que lugares você anunciaria um produto? Por quê?
· O que chama a sua atenção num texto publicitário?
· O que está sendo anunciado?
· Onde o anúncio foi publicado?
· A que público se destina?
· Você acha que um texto como esse atrai a atenção das pessoas?
Com este propósito, nesta unidade trabalharemos com textos publicitários e com músicas internacionais com o objetivo de:
- Ler, compreender e produzir propagandas e cartazes em inglês, analisando os elementos gráficos, a linguagem, o assunto e a intencionalidade desses gêneros;
- Ouvir, e praticar a linguagem oral através de músicas internacionais.
- Ampliar o vocabulário;
- Traduzir e interpretar letras de músicas;
- Promover concurso de músicas internacionais entre classes, etc...
Segue abaixo o cronograma das atividades que serão propostas no decorrer desta unidade.
18 a 22/10:
- Apresentação para turma de vários textos publicitários para análise;
- Produção em equipe de propagandas em inglês para diferentes públicos ( infantil, adulto feminino, adulto masculino, estudantes, professores, adolescentes e jogadores de futebol). (Valor: 2,0)
25/10 a 05/11:
- Escolha de uma música internacional por classe para estudo e apresentação no concurso musical;
- Confecção de cartazes em inglês anunciando o concurso. (Valor: 2,0)
08 a 12/11:
- Tradução e análise da música escolhida pelos alunos;
- Ensaio.
16 a 19/11:
- Estudo do Simple past e o auxiliar Did;
- Produção de frases afirmativas, interrogativas e negativas no Simple past;
- Ensaio.
22 a 26/11:
- Preparativos para o concurso musical (ensaio, arrumação do espaço, convites, etc.)
- Concurso musical: Competição entre as classes de 7ª e 8ª séries do turno matutino e vespertino. (Valor: 3,0 pontos).
29/11 a 10/12:
- Revisão do Simple past e dos verbos regulares e irregulares no tempo passado;
- Exercício de fixação;
- Avaliação escrita. (Valor: 3,0)
Espero que nosso trabalho seja bastante dinâmico e prazeroso, e que minha proposta contribua para a sua aprendizagem no estudo da Língua Inglesa.
Good luck for you!
Um forte abraço!!
Profª Gilvânia
Nenhum comentário:
Postar um comentário